Exames Realizados na Clínica MEDCEI
Na MEDCEI, oferecemos exames para proporcionar diagnósticos rápidos e confiáveis, garantindo o melhor cuidado para nossos pacientes.
Na MEDCEI, oferecemos exames para proporcionar diagnósticos rápidos e confiáveis, garantindo o melhor cuidado para nossos pacientes.
Analisa o aparelho urinário. Exame que inclui os rins e bexiga. Preparo: Para realizar este exame: beber de 04 a 06 copos de água 1 hora antes do exame. Para a realização do exame a bexiga deverá estar cheia.
A ecografia abdominal é um exame que utiliza ultra-sons para produzir imagens dos órgãos internos. Com ela podem ser observados o tamanho e a forma de muitos órgãos, como o fígado e o pâncreas, e também podem ser detectadas áreas anormais no seu interior. A ecografia também pode evidenciar a presença de líquido. Preparo: Adultos:12 horas de jejum Adultos diabéticos: 6 horas de jejum. Crianças: de 0 a 6 anos intervalos das refeições Crianças: 6 a 12 anos 6 horas de jejum O paciente deverá tomar entre 04 a 06 copos de água uma hora antes do exame. Para a realização do exame a bexiga deverá estar cheia.
Exame avalia os órgãos internos observando o fígado, pâncreas e baço. Preparo: Adultos:12 horas de jejum Adultos diabéticos: 6 horas de jejum Crianças: de 0 a 6 anos intervalos das refeições Crianças: 6 a 12 anos 6 horas de jejum
Estudo de partes do cérebro e dos bolsões de liquido cerebral, através da “moleira” do recém-nascido.
Analisa o feto, placenta e líquido amniótico. Fornece informações fundamentais como crescimento do feto, posição, peso. Além disso é um método muito eficiente para diagnosticar defeitos do feto. Revela também o sexo do bebê.
Exame realizado entre 11 e 14 semanas de gestação. Através da medida da Nuca fetal é estabelecida uma probabilidade de o feto possuir defeitos cromossômicos como Síndrome de Down.
Analisa as mamas. Complementa a mamografia para elucidação diagnóstica de eventuais achados mamográficos inconclusivos. Para pacientes acima de 40 anos é fundamental a realização da mamografia antes da ecografia. A paciente deve levar sua mamografia no dia do exame. Antes dos 40 exames e, a critério médico, a ecografia pode ser o primeiro exame na investigação de problemas das mamas.
Analisa com profundidade feto, placenta e líquido amniótico. Fornece informações fundamentais como crescimento do feto, posição, peso, volume de líquido, implantação da placenta. É a ecografia ideal para analisar defeitos do feto. Revela também o sexo do bebê. A morfológica do primeiro trimestre é realizada entre 11 e 14 semanas e do segundo trimestre entre 20 e 24 semanas.
Compreende a avaliação da pele, tecido gorduroso, camada muscular e aponeurose. Indicado para pesquisa de herniações, processos inflamatórios, tumores e coleções.
Analisa útero e ovários pela via abdominal. Está indicada àquelas pacientes que não podem fazer a ecografia por via vaginal. Um exemplo é a paciente que não teve iniciação sexual. Preparo: – A paciente deve tomar média de 04 a 06 copos de água uma hora antes do exame. Para a realização do exame a bexiga deverá estar cheia.
Este exame avalia o volume prostático, as vesículas seminais e a bexiga, sendo importante a análise do resíduo vesical pós – miccional nos casos de aumento prostático. Preparo: O paciente deve tomar média de 04 a 06 copos de água uma hora antes do exame. Para a realização do exame a bexiga deverá estar cheia.
Avalia as dimensões, presença de nódulos na glândula e processos inflamatórios
Também analisa útero e ovários, porém, com uma precisão diagnóstica maior daquela realizada por via abdominal. É usada uma sonda protegida por um preservativo. O exame não causa dor. No primeiro e segundo mês de gravidez também se dá preferência por esta via para melhor avaliação do embrião.
Exame indicado para a avaliação de tendões, ligamentos, músculos e alterações relacionadas a estes, tais como bursites, tendinites, rupturas e calcificações.
A ultrassonografia Doppler é um método que fornece informações em tempo real da arquitetura vascular e dos aspectos hemodinâmicos dos vasos sanguíneos examinados em diversos órgãos vitais. Pode determinar a presença, a direção e o tipo de fluxo sanguíneo.
Indicações: Estudo de artérias e veias, detecção de tromboses venosas ou arteriais, estenoses e ou oclusões arteriais, aneurismas, mapeamento pré-operatório de varizes, gravidez para a aferição do fluxo sanguíneo materno-fetal, doenças das artérias renais (estreitamentos, obstruções e dilatações).
Na ecografia 3D ( em 3 dimensões) as imagens são mais nítidas, e é possível se identificar facilmente todo o contorno do corpo do bebê, e até mesmo suas expressões faciais.
Nenhum preparo especial é necessário. Entretanto evitar de usar cremes no abdome e ingerir bastante líquido nas 24 horas que antecedem o exame pode ajudar a obter imagens melhores.
Eletroencefalograma é o teste que avalia a atividade elétrica do cérebro. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do cérebro são amplificados e registrados em um pedaço de papel.
O eletrocardiograma (ECG) é um exame que verifica a existência de problemas com a atividade elétrica do coração. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do coração são amplificados e registrados em um pedaço de papel.
A MAPA (assim mesmo, no feminino) é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento da Hipertensão Arterial. A pressão arterial varia constantemente por isto não podemos na maioria dos casos estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras da pressão arterial realizadas no consultório. Aproximadamente 30 % das pessoas tem sua pressão elevada durante sua medidas realizadas no consultório médico, fato que pode gerar erros de diagnóstico e no tratamento.
Principais indicações: Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco – Hipertensão muito alta sem melhora com uso de medicamentos – Pressão arterial em níveis limítrofes – Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco
Preparo do exame: O aparelho impossibilitará o banho corporal até sua retirada – Roupas confortáveis – Mulheres: se possível usar saia e blusa ou calça e blusa
É um exame realizado por meio de um dispositivo portátil que pesa cerca de 100 gramas. O paciente deve ficar com ele acoplado na cintura por um período de 24 horas executando todas suas atividades rotineiras: andar, trabalhar, comer. O holter registra os batimentos cardíacos do indivíduo e detecta se houve alguma alteração ao longo do período.
Por que fazer o exame?
O objetivo é avaliar as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem no período. É recomendado quando o paciente se queixa de tontura, palpitação e falta de ar. A partir desse procedimento, é possível identificar a presença de arritmias ou disritmias. Além disso, é extremamente útil para identificar isquemias silenciosas, que ocorrem com maior frequência em diabéticos.
Existe algum tipo de preparo específico?
Como o paciente irá ficar um dia inteiro com o dispositivo, a recomendação é tomar um banho pouco antes de colocá-lo. Evite também utilizar cremes e loções na região do tórax, para que seja possível afixar adequadamente os eletrodos.
A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. Procuram-se lesões ou sinais sugestivos de doenças que acometam a boca, garganta, base da língua, pregas vocais entre outros.
Acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens, pode ser realizado por um telescópio rígido ou por nasofibroscópio flexível. Em ambas as situações o exame é bem tolerado pelos pacientes, frequentemente dispensamos o anestésico tópico em spray oral, pois regularmente não provoca desconforto nenhum.
É um exame diagnóstico que consiste na introdução de uma fibra óptica flexível pelas cavidades nasais, o que torna possível a visualização das estruturas do nariz e da garganta.
É realizado com um mínimo de incomodo e com o paciente acordado, utilizando-se pequena quantidade de spray anestésico nasal.
Pode ser realizado em pacientes de todas as faixas etárias e permite a avaliação das estruturas nasais, faríngeas e laríngeas.
A videoendoscopia nasossinusal é um exame endoscópico do nariz (da cavidade nasal) e da região posterior ao nariz (nasofaringe/ rinofaringe).
A endoscopia digestiva alta, também chamada de gastroenteroscopia, gastroduodenoscopia ou simplesmente endoscopia, permite ao médico examinar a mucosa da parte superior do seu trato gastrintestinal, que inclui esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado).
O estômago deverá estar vazio. Não coma nem beba nada 8 horas antes do exame. As medicações podem ser tomadas com pequenos goles de água, 1 hora antes do horário agendado. “Não tome antiácido.”
A colposcopia é um exame que serve para examinar o trato genital inferior, isto é, a vulva, a vagina e, sobretudo, o colo do útero. Ela é usada principalmente para detectar precocemente o câncer do colo do útero e permite, por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio), visualizar diretamente as estruturas examinadas.
Para que serve o exame?
A colposcopia serve para detectar lesões cancerosas ou pré-cancerosas na vulva, vagina e, principalmente, no colo do útero e direcionar as biópsias dos locais suspeitos.
A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida. Os raios X que atravessam são capturados atrás do objeto por um detector (seja filme fotográfico ou detector digital). Dessa forma, é produzida uma representação em duas dimensões de todas as estruturas superpostas.
A tecnologia dos raios X permite que os médicos vejam através dos tecidos humanos e examinem, com grande facilidade, ossos quebrados, cavidades, além de tornar possível o diagnóstico de várias doenças. Os aparelhos são cada vez mais modernos e, com o desenvolvimento da radiologia digital, o método vem se aperfeiçoando e a dose de radiação recebida pelo paciente é reduzida. Além disso, as imagens são manipuladas em estações de trabalho computadorizadas, o que lhes garante uma melhor qualidade.
A ressonância magnética é um exame de imagem não invasivo que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para gerar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo.
Diferente dos raios X e da tomografia computadorizada, a ressonância magnética não utiliza radiação ionizante, tornando-se uma opção segura para avaliar diversas condições médicas.
Este exame é especialmente útil no diagnóstico de doenças neurológicas, problemas ortopédicos, lesões em tecidos moles, doenças cardíacas e na análise de órgãos internos como fígado, rins e útero.
É um dos testes mais completos para investigar casos alérgicos.
É um método de diagnóstico simples e indolor, realizado por médico especialista.
Indicado para pacientes que apresentam:
COMO É REALIZADO?
Realizado no antebraço, após higienização com álcool e algodão, com punturas das substâncias indicadas, conforme necessidade de cada paciente.
TEM ALGUM PREPARO ESPECÍFICO?
Sim, o paciente tem de estar, pelo menos há 1 semana sem o uso de medicações anti-alérgicas,pomadas e cremes.
O Exame Admissional é indispensável para evidenciar o estado de saúde física e psíquica do funcionário para desempenhar a colocação a que será designado. É um exame médico singelo, porém obrigatório, requerido por empresas antes de consolidar a contratação de um empregado com carteira anotada.
Diversamente do admissional, o exame demissional é desempenhado quando há o desligamento do trabalhador de suas atividades, tendo em vista documentarem as condições de saúde do empregado naquele momento.
Nosso Laboratório (Laboratório Santa Maria) oferece mais de três mil tipos de exames, com um serviço rápido, estrutura moderna e tecnologia de ponta.
Conheça algumas áreas de nossos exames laboratoriais: